sábado, 31 de enero de 2015

La manifestación en la prensa portuguesa

"Dezenas de milhares de espanhóis na rua em resposta ao Podemos", en Público, Lisboa, 31-I-2015:

Mais de 260 autocarros com apoiantes viajaram para a capital espanhola. Dezenas de milhares de pessoas saíram este sábado à rua em Madrid, em resposta ao apelo à “mudança” lançado pelo partido Podemos. "Si se puede, si se puede”, gritam os manifestantes.

A “Marcha da Mudança”, iniciada na Praça Cibeles, vai desembocar nas Portas do Sol de Madrid, onde em 2011 nasceu o movimento dos indignados, que exigia mais participação dos cidadãos na política.

Mais de 260 autocarros com apoiantes, pagos pelos círculos locais do Podemos e por simpatizantes, viajaram de outros locais de Espanha para a capital, para a primeira demonstração de força do partido na rua.

A marcha deste sábado foi convocada antes da vitória na Grécia do Syriza, um partido “irmão” do Podemos. “A esperança chegou”, afirmou o líder, Pablo Iglesias depois do triunfo do Syriza. 

Fundado há um ano, o Podemos foi a surpresa das eleições europeias de Maio de 2014, conseguindo 1,2 milhões votos e elegendo cinco deputados.

Desde Novembro que as sondagens indicam que pode vencer as legislativas, dando-lhe vantagem sobre o Partido Popular, a direita, no poder, e colocando-o à frente ou muito perto dos socialistas do PSOE.

No hay comentarios:

Publicar un comentario